8 mulheres que se destacaram no futebol

O futebol feminino tem se destacado de modo considerável nos últimos anos, graças a figuras importantes  que marcam presença em campo e ficam registradas na história.

Em nosso conteúdo de hoje iremos apresentar para você 8 mulheres que se destacaram no futebol e inspiram muitas outras mulheres. Confira!

Birgit Prinz

Essa jogadora alemã também marcou o futebol feminino, no qual atuou como atacante e é considerada como a 2ª maior vencedora do prêmio de melhor jogadora do mundo, ficando atrás apenas da jogadora brasileira Marta.

Os títulos como melhor jogadora do mundo obtidos por Birgit Prinz foram conquistados nos anos de 2013, 2004 e 2005. A jogadora também é considerada como a  segunda maior artilheira em Copas do Mundo, tendo feito um total de 14 gols. Novamente, a jogadora alemã fica atrás apenas dos feitos da brasileira Marta.

Mia Hamm

A jogadora atacante do futebol estadunidense, Mia Hamm, entrou para a história do futebol feminino entre os anos de 1988 e 2004, tendo atuado pela seleção dos Estados Unidos e conquistado medalhas olímpicas. A primeira medalha olímpica foi conquistada em Atlanta no ano de 1996 e a última delas em Atenas no ano de 2004.

Essa jogadora também faturou a Copa do Mundo de 1999 e jogou 275 partidas com a camisa Americana, até encerrar a sua carreira com uma marca impressionante de 158 gols. Atualmente, Mia Hamm aparece na lista da FIFA entre as 125 melhores jogadoras vivas do futebol feminino. Também recebeu premiações como melhor jogadora do mundo nos anos de 2001 e 2002.

Silvia Regina

Silvia Regina  não é uma jogadora de futebol, mas se destaca em campo como uma grande árbitra. Inclusive, foi reconhecida pela Federação Paulista de Futebol como árbitra no ano de 1997, tendo passado cerca de seis anos apitando jogos no futebol feminino.

No ano de 2013, Silvia Regina entrou para a história do futebol brasileiro ao converter-se na primeira mulher a apitar uma partida na Série A do Brasileirão (detalhe: futebol masculino). A marca não fica por aí, tendo em vista que, na ocasião, toda a equipe de arbitragem foi composta por mulheres.

Abby Wambach

Essa jogadora estadunidense é considerada a maior artilheira da história da seleção dos Estados Unidos, isso comparando as equipes de futebol feminino e também masculino, tendo uma marca impressionante de 184 gols.

Seus feitos não param por aí, tendo em vista que a jogadora também faturou medalhas de ouro olímpicas, sendo a primeira delas em 2004, na Olimpíada de Atenas e a última delas no ano de 2012 em Londres. A jogadora também participou da vitória dos Estados Unidos na Copa do Mundo de 2015. Em 2012, também foi eleita como a melhor jogadora do mundo.

Hope Solo

 Hope Solo é uma veterana norte-americana, considerada uma das  melhores goleiras do futebol feminino, tendo atuado por muitos anos na seleção dos Estados Unidos. Ao longo dos seus 18 anos de carreira no futebol, já conquistou duas  medalhas olímpicas, a primeira delas em Pequim (2008) e a última em Londres (2012).

No ano de 2015, a goleira também levou para casa a taça da Copa do Mundo. Atuando como goleira, Hope Solo tem alguns recordes pessoais registrados, pois já vestiu a camisa da seleção um total de 192 vezes e jogou  1256 minutos consecutivos na equipe. Também possui a marca de ter participado do maior número de partidas sem derrotas (um total de 55 partidas). Impressionante, não é mesmo?

Honey Thaljieh

Essa jogadora é Palestina e Cristã, no entanto, nada disso impediu que se convertesse em uma das maiores jogadoras do futebol feminino, chamando a atenção do mundo todo. Inclusive,  a jogadora é fundadora da seleção Palestina de futebol feminino, a qual surgiu quando estava cursando uma faculdade em Belém e criou um grupo embrionário com outras quatro mulheres.

Em 2005, a Federação Palestina de futebol autorizou a criação da equipe feminina de futebol e também de uma liga no país. Tholjieh,  atualmente está aposentada, em função de lesões que sofreu, mas deixou sua marca registrada na seleção da Palestina com a marca de 17 gols. Nos dias de hoje, a jogadora de futebol atua como gerente de comunicações corporativas.

Carli Lloyd

 Essa jogadora é pertencente à seleção dos Estados Unidos, na qual atua como camisa 10 e até o presente momento já acumula dois prêmios da FIFA de melhor jogadora do mundo, os quais foram conquistados no ano de 2015 e 2016.

Além disso, Carli Lloyd conquistou medalhas de ouro nas olimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012). Mas seus feitos não se encerram por aí, já que a jogadora também conquistou uma Copa do Mundo no ano de 2015 e nesta mesma competição foi eleita como a melhor jogadora. Hoje, Carli Lloyd está atuando na equipe Feminina de Futebol do Manchester City.

Marta

Para encerrar com chave de ouro a nossa lista, não poderíamos deixar de mencionar a maior vencedora da premiação de melhor jogadora de futebol do mundo. O prêmio da FIFA foi conquistado pela jogadora por cinco anos consecutivos (2006,2007, 2008,2009 e 2010). Este feito é considerado um grande recorde, comparando o futebol feminino e masculino.

Além disso, Marta se destaca por ser a maior artilheira da história das Copas do Mundo femininas, tendo marcado um total de 15 gols. Também é artilheira da seleção brasileira, com uma marca impressionante de 106 gols.

Essas mulheres são incríveis, não é mesmo? Graças a todo esse talento, o futebol feminino tem ganhado cada vez mais espaço!  O que você acha dessas jogadoras? Deixe o seu comentário!

 

Thiago Correia Copywriter specializing in technology and applications since 2013. Graduated in Communication and Marketing, with a postgraduate degree in Communication for the web. Ver todos os posts
Deixe seu comentário