10 jogadores que foram suspensos do futebol por Doping

O doping é um método utilizado para melhorar o desenvolvimento do atleta. Ele se caracteriza pelo uso de algumas substâncias que podem potencializar certo lado do jogador. Com um pequeno estímulo seu corpo começa a reagir melhor, porém, essa não é uma prática aceita no mercado do futebol porque além de poder causar algum mal para o atleta, também coloca outros em desvantagens.

Porém, a proibição não significa que não haverá o uso, sabemos que não é bem assim que acontece na prática. Basta pensar na quantidade de jogadores que utilizam essa prática e são pegos durante o exame. Você sabia disso? Existem alguns nomes bem famosos que podem impressionar você.

E já que estamos falando deles, vamos ver a lista de 10 jogadores famosos no Brasil que foram pegos durante o exame de Doping. Lembrando que essa é uma prática comum antes de qualquer jogo!

Romário (Vasco)

Durante o campeonato brasileiro de 2007, o jogador Romário teve problemas no antidoping! Durante sua partida contra o Palmeiras foi acusado o uso de uma substância, a finasterida, utilizada para combater a queda de cabelo. 

Romário pego no Doping

Essa substância, apesar de ser vista em produtos para evitar a perda de cabelo, se consumida de forma separada pode ser considerada ótima para estimular o corpo. No entanto, o caso de Romário foi além.

É claro que passou um bom tempo sem jogar. O exame que atestou o uso da substância aconteceu em 28 de outubro de 2007. Sua volta para o campo aconteceu apenas em 14 de fevereiro de 2008. A volta dele aconteceu por conta do STJD, segundo a premissa que não sabia que não deveria utilizar a substância que, segundo ele mesmo, já fazia uso há cerca de uma década.

Maradona (Napoli e Argentina)

Todo mundo que ama futebol já ouviu falar de Maradona, no entanto, o que muita gente não sabe é que esse grande ídolo do futebol Argentino também já foi parado durante o antidoping. E pasme, isso aconteceu mais de uma vez!

Maradona pego no Doping

A primeira vez aconteceu quando estava na equipe de Napoli e as consequências foram severas. No final ele foi praticamente expulso do clube quando o resultado deu positivo para o uso de cocaína, isso aconteceu no dia 4 de abril de 1991. Ele ficou suspenso por cerca de 15 meses.

Mas ainda não acabou, em 1994 aconteceu novamente, desta vez durante a Copa do Mundo. Dessa vez, no entanto, não foi a cocaína e sim a efedrina. O exame que acusou isso aconteceu depois do jogo com a Nigéria, em 25 de Junho. Mais uma vez o craque ficou suspenso por cerca de 15 meses.

Marcão (Internacional)

No Internacional também houve casos de doping. Esse aconteceu com Marcão que estava utilizando remédios contra a perda de cabelo. O nome da substância utilizada dessa vez foi a finasterida, o exame aconteceu somente no dia 21 de julho de 2007, após um jogo contra a Juventus.

Marcão pego no Doping

Isso gerou grandes problemas para o jogador que deveria cumprir um período de 4 meses de afastamento. Curiosamente, após entrar com recurso, metade da sua pena foi mudada para doações de cesta básica. O recurso é utilizado, geralmente, quando há uma certa possibilidade de argumentação por conta do jogador.

Lopes (Palmeiras)

Outro caso com o uso da cocaína que ficou bem famoso. O jogador Lopes do Palmeiras admitiu utilizar a droga para conseguir resultados melhores no jogo, como o resultado antidoping deu positivo não havia muito o que ser dito.

Lopes pego no Doping

O teste aconteceu após uma partida com o Atlético-MG, no ano de 2000. Apesar de acelerar o metabolismo, a cocaína pode deixar um jogador de futebol em sérios problemas, como a frequência cardíaca é aumentada existe uma chance maior do jogador sofrer com um infarto.

Jobson (Botafogo)

Em 2009 o jogador Jobson passou por um exame antidoping que testou positivo para o uso de cocaína. O exame aconteceu após ele jogar contra o Coritiba, durante a exibição do Campeonato Brasileiro. 

Jobson pego no Doping

Esse foi um dos casos que gerou bastante problema para a equipe. Jobson estava nela emprestado pelo brasiliense, seu contrato com o Botafogo já iria acabar e no outro ano ele já estava “quase contratado” para o Cruzeiro. 

De forma geral o acontecimento gerou problemas tanto para o jogador como para a equipe que teve que lidar com sua ausência durante o restante da temporada.

Dodô (Botafogo)

Com certeza um dos jogadores mais famosos do Botafogo, mas até mesmo Dodô não passou pelo exame antidoping. Esse aconteceu logo após o jogo entre Vasco e Botafogo, no dia 14 de junho de 2007. O uso de femproporex foi atestado.

Dodô pego no Doping

Essa substância é utilizada, normalmente, em remédios para a perda de peso, no entanto, há várias aplicações como estimulantes para o corpo do atleta. Apesar de tudo ele confirmou que não tinha ingerido nada que a equipe médica do clube não tivesse liberado.

No final, a USP (Universidade Federal de São Paulo), após analisar, demonstrou que a utilização realmente aconteceu. As cápsulas de cafeína ministradas pelo próprio clube, tinha alguns resquícios dessa substância. 

Campos (Atlético-MG)

O caso com Romário aconteceu ainda no ano de 1973. Ele passou por um exame antidoping e foi descoberto o uso da substância efedrina. Algo interessante de se destacar é que esse foi o primeiro caso de doping no futebol brasileiro.

Campos pego no Doping

Desde que foi atingido pelo zagueiro Renê, do Vasco, ele passou a utilizar remédios, assim sendo, a substância que estava utilizando acabou entrando em sua lista. Com esse acontecimento Campos ficou suspenso por 60 dias.

Alex Alves (Juventude)

Depois da derrota por 2 a 1 para a equipe de Veranópolis, no dia 22 de abril do ano de 2007, durante o campeonato Gaúcho, o jogador Alex Alves foi submetido a um exame de urina que destacou o uso de uma substância bem conhecida, a sibutramina. 

Alex Alves pego no Doping

Ela funciona, no geral, como uma inibidora de apetite. Novamente temos um caso parecido com o do Botafogo. A substância estava no suplemento alimentar que era ministrado pelo próprio Juventude. O CLA (nome do suplemento) já havia sido proibido no Brasil um mês antes do jogador ter sido pego no doping.

Renato Silva (Fluminense)

Dessa vez pelo uso de maconha, em janeiro de 2007, o jogador do Fluminense Renato Silva ganhou muitos problemas. Tudo aconteceu depois de uma partida contra o Volta Redonda pela Taça Guanabara.

Renato Silva pego no Doping

Esse caso gerou muitos problemas para Renato Silva. Esse teve seu contrato rescindido pelo clube, além de ter sido suspenso por cerca de 60 dias. Com certeza esses problemas se prolongaram bastante, mas depois do período de expulsão ele já estava apto a jogar novamente.

Dinei (Coritiba)

Por fim, em 1996, um caso com o jogador Dinei aconteceu. Esse é também muito parecido com o que aconteceu com Lopes, jogador do Palmeiras que teve seu exame positivo para uso de cocaína. 

Dinei pego no Doping

Dinei também confessou que utilizava cocaína para melhorar seu desempenho dentro de campo. Na época quando efoi feito o exame de doping, o jogador passou aproximadamente 240 dias afastado dos campos. 

Thiago Correia Copywriter specializing in technology and applications since 2013. Graduated in Communication and Marketing, with a postgraduate degree in Communication for the web. Ver todos os posts
Deixe seu comentário